Criando Collision
Necessário Col Editor 2 para fazer esse passo-a-passo.

Primeiro faça como mostrado copiando o modelo e renomeando exatamente como a imagem > Collision

Criando Collision [Zmodeler 2] [Col Editor 2] Unknow58

Em seguida clique na seta preta em frente ao exporte e escolha a opção Multiple Export

Criando Collision [Zmodeler 2] [Col Editor 2] Unknow59

Mas atenção exporte esse em um modelo separado se não o jogo vai da crash, só vai usar ele para abrir no col editor
Abra o col editor e escolha add e coloque o modelo com o collision

Criando Collision [Zmodeler 2] [Col Editor 2] Unknow60

Deixe o nome igual ao dff no meu caso  importou como tachas_col e meu dff está como tachas, então basta renomear clicando com botão direito ou 2 clicks no nome, em seguida escolha a opção mostrada na imagem com botão direito

Criando Collision [Zmodeler 2] [Col Editor 2] Unknow61

faça como mostrado na imagem

Criando Collision [Zmodeler 2] [Col Editor 2] Unknow63

Depois q selecionou o modelo uma das coisas mais importantes é aplicar o material, primeiro SEMPRE aplique o deafult, depois vai selecionando no edite mod as faces e colocando seus tipos de material. Ex. local com grama, vc por grama e assim vai

Criando Collision [Zmodeler 2] [Col Editor 2] Unknow62

depois só salvar, lembrando que pode já adicionar em um col do jogo direto, mas caso não faça isso e vai por no modloader, basta por essa linha em um txt para ler o col: COLFILE 0 LOCAL DO COL\NOMECOL.COL > ex. COLFILE 0 road-tachas\tachas.COL

Se desejar tem uma versão em vídeo: